AS CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO



Administrador - 02/06/2015 16:17h


AS CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO realizadas pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME constitui-se numa ação de mobilização com o objetivo de discutir a educação brasileira e os planos de educação em todo o território nacional. Representa a possibilidade de discussões direcionadas no sentido de promover o debate com toda a sociedade sobre a importância da elaboração, adequação e implementação dos Planos de Educação (Nacional, Estaduais e Municipais), como forma de viabilizar e garantir o direito à educação. O objetivo é que todos participem amplamente desse processo de discussão, dando as suas contribuições para que todos (as) os (as) brasileiros (as) tenham acesso à educação pública, laica e de qualidade social.
 
No ano de 2014, as Cirandas foram realizadas em 20 estados do Brasil, num total de 159 Cirandas e 4247 pessoas envolvidas. As temáticas foram abertas, com o foco no tema “Por um plano de educação que queremos”. Neste ano de 2015, em decorrência dos grandes temas tratados no ano passado e das discussões em andamento em todo território nacional, decidimos então pelas Cirandas Temáticas, com o tema “Um ano de PNE: em foco o financiamento da educação, Educação Infantil, Educação do Campo, Inclusão e Diversidade, Currículo e Gestão Democrática”. A ideia é mobilizar em torno destes temas específicos, buscando contribuições efetivas ao debate e à construção de políticas públicas. As discussões destas temáticas devem ser realizadas em pequenos grupos, de forma a propiciar a interação entre os participantes, envolvendo diversos sujeitos, como estudantes, pais, profissionais da educação, conselheiros, gestores e demais interessados em participar deste movimento, discutindo a educação e emitindo a sua opinião. Em cada estado, o Coordenador Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), deverá promover as Cirandas, orientando os conselhos municipais de educação a estimularem este processo em cada município do Brasil. A maioria das discussões deve ser realizada em espaços onde normalmente este assunto tem pouca ou nenhuma visibilidade e também em espaços educativos. Junto com esta discussão, pretende-se ainda, sensibilizar os participantes e a sociedade em geral sobre a necessidade de criação dos Fóruns Municipais de Educação como espaços ampliados de participação social. Em 2015, as Cirandas acontecerão de 01 de junho a 15 de julho.
 
Para participar, você deve cadastrar a sua Ciranda pelo email cirandas.uncme@gmail.com, encaminhando as informações necessárias, conforme modelo abaixo:
 
FICHA DE INSCRIÇÃO:
UNCME – ESTADO _______________________________
Local / Endereço completo (onde será realizada a ciranda):
Contato:                        Horário:
Tema Principal:
 
A UNCME acredita em estratégias desta natureza, que podem estimular o debate, aparticipação e o aprofundamento sobre a problemática educacional brasileira e o direito à educação como um compromisso de todos.
 
Os coordenadores estaduais da UNCME devem fazer a inscrição das Cirandas para que sejam divulgadas no Portal da UNCME e em sites de instituições parceiras. Após a realização das cirandas, devem ser enviadas por e-mail fotos e um relato sobre a ciranda realizada (cirandas.uncme@gmail.com), para que possamos divulgar no Portal da UNCME.
 
2015 Número de Participantes por Estado:
15 estados 
 
AL ( aproximadamente 45 participantes)
AM ( aproximadamente 20 participantes)
BA ( aproximadamente 195 participantes)
ES ( aproximadamente 465 participantes)
MA ( aproximadamente  270 participantes)
MT ( aproximadamente 210 participantes)
MS ( aproximadamente 75 participantes)
MG ( aproximadamente 270 participantes)
RJ ( aproximadamente 105 participantes)
RS ( aproximadamente 1665 participantes)
RO ( aproximadamente 60 participantes)
RR ( aproximadamente 45 participantes)
SC ( aproximadamente 140 participantes)
SE ( aproximadamente 120 participantes)
TO ( aproximadamente 40 participantes)
 
2015 Número de Cirandas por Estado:
15 estados participaram:
AL: 3 cirandas
AM: 1 ciranda
BA: 13 cirandas
ES: 31 cirandas
MA: 18 cirandas
MT: 14 cirandas
MS: 5 cirandas
MG: 18 cirandas
RJ: 7 cirandas
RS: 111 cirandas
RO: 4 cirandas
RR: 3 cirandas
SC: 6 cirandas
SE: 6 cirandas
TO: 2 cirandas
 
Número total de Cirandas: aproximadamente 224 cirandas realizadas em 15 estados
Quais foram os temas mais trabalhados: PME Planos Municipais de Educação
Total geral atingido em Pessoas: 3.725 pessoas

UNCME Nacional CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO 2015 – ANO II
 
Clique no estado desejado para conferir as Cirandas:
 
Acre (AC)
Amapá (AP)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Goiás (GO)
Pará (PA) 
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)
Rio Grande do Norte (RN)
São Paulo (SP)


Enviar Mensagem

Voltar